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A delicadeza do tema "doação de heranças"
No Brasil, a cultura de doação de heranças ainda é pouco difundida.
Falar sobre heranças é, também, falar sobre a morte - o que é especialmente difícil no nosso país. Para driblar este desafio, Médicos Sem Fronteiras busca utilizar uma comunicação metafórica e mais indireta, que reflete sobre o legado deixado por uma pessoa, e não sobre a sua ausência.
Estávamos procurando uma empresa para realizar o primeiro filme sobre doação de heranças para MSF-Brasil e, desde o início, tivemos a certeza de
que a Social Docs teria a sensibilidade necessária para contar a história da Jeanne, que é uma doadora. O trabalho foi feito em parceria e o resultado não poderia ser diferente: um filme primoroso e emocionante, que reflete todo esse processo.
Médicos Sem Fronteiras
O doador como protagonista.
Jeanne Santos, uma doadora real de Médicos Sem Fronteiras, é a estrela da campanha. Ao longo do filme, ela compartilha sua história, ideais e motivos para se sentir representada pelo trabalho da organização, assim como seu orgulho em incluir MSF em seu testamento.
Um novo conceito em DRTV.
O filme foi apresentado como estudo de caso na palestra
"A nova era das campanhas de DRTV", por Henry Grazinoli, co-fundador da Social Docs, no Festival ABCR de 2023 como representação da linguagem atualizada que as campanhas de DRTV vêm assumindo.
Baseando-se na história do doador e na empatia manifestada pelo telespectador ao enxergar seus valores refletidos nessa pessoa, este novo formato busca se adequar a públicos mais diversos e promover a sensibilização sem expor a imagem de quem busca o apoio humanitário da organização.
Não pode haver espaço para a revitimização
Ao deixar de fora do filme a narrativa e estética apelativas, intensas e de tom trágico, características do formato de DRTV, aproximamos o público mais sensível da campanha e evitar a revitimização.
No lugar desses elementos, imagens da organização em ação revelam a efetividade do trabalho de Médicos Sem Fronteiras e promovem a transparência.
O jeito Social Docs de contar histórias é mais do que utilizar os princípios do storytelling - é contar histórias de forma humana, ética e consciente, com foco nas pessoas.
Cuidamos do processo do início ao fim, compreendendo as metas, alinhando a proposta, descobrindo e retratando as histórias de uma forma eficaz, que visa atingir os objetivos de comunicação.
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