top of page
socialdocs_color 2.png
MSF_dual_Portuguese_white_text_RGB.png

O que aprendemos com a produção realizada para a campanha de doações de Heranças de Médicos Sem Fronteiras

A delicadeza do tema "doação de heranças"

No Brasil, a cultura de doação de heranças ainda é pouco difundida.
Falar sobre heranças é, também, falar sobre a morte - o que é especialmente difícil no nosso país. Para driblar este desafio, Médicos Sem Fronteiras busca utilizar uma comunicação metafórica e mais indireta, que reflete sobre o legado deixado por uma pessoa, e não sobre a sua ausência.​

Estávamos procurando uma empresa para realizar o​ primeiro filme sobre doação de heranças para MSF-Brasil e, desde o início, tivemos a certeza de
que a Social Docs teria a sensibilidade necessária
para contar a história da Jeanne, que é uma doadora. O trabalho foi feito em parceria e o resultado não poderia ser diferente: um filme primoroso e emocionante, que reflete todo esse processo.

Médicos Sem Fronteiras

Post (6).png
Instagram quadrado (45).png

O doador como protagonista.

Jeanne Santos, uma doadora real de Médicos Sem Fronteiras, é a estrela da campanha. Ao longo do filme, ela compartilha sua história, ideais e motivos para se sentir representada pelo trabalho da organização, assim como seu orgulho em incluir MSF em seu testamento.

Um novo conceito em DRTV.

O filme foi apresentado como estudo de caso na palestra​
"A nova era das campanhas de DRTV", por Henry Grazinoli, co-fundador da Social Docs, no Festival ABCR de 2023 como representação da linguagem atualizada que as campanhas de DRTV vêm assumindo.​

Baseando-se na história do doador e na empatia manifestada pelo telespectador ao enxergar seus valores refletidos nessa pessoa, este novo formato busca se adequar a públicos mais diversos e promover a sensibilização sem expor a imagem de quem busca o apoio humanitário da organização.

IMG_3511.jpg

Não pode haver espaço para a revitimização

Ao deixar de fora do filme a narrativa e estética apelativas, intensas e de tom trágico, características do formato de DRTV, aproximamos o público mais sensível da campanha e evitar a revitimização.

No lugar desses elementos, imagens da organização em ação revelam a efetividade do trabalho de Médicos Sem Fronteiras e promovem a transparência.

111143.jpg
1111defe.jpg

O jeito Social Docs de contar histórias é mais do que utilizar os princípios do storytelling - é contar histórias de forma humana, ética e consciente, com foco nas pessoas.​

Cuidamos do processo do início ao fim, compreendendo as metas, alinhando a proposta, descobrindo e retratando as histórias de uma forma eficaz, que visa atingir os objetivos de comunicação.​

1111.jpg
11112.jpg
bottom of page